sexta-feira, 5 de julho de 2013

OS INCONFIDENTES E A MAÇONARIA

Contribuição do Irm.'. José Carlos Barsani Mendonça (Luz e Fraternidade)

Na metade do século XVIII, vários acontecimentos estavam modificando o mundo. Em 1776 os Estados Unidos da América, após muitas lutas, libertou-se da dominação Inglesa e realiza a sua independência.  Em 1789 na França a população acabou com o privilégio do rei e dos nobres, este movimento ficou conhecido como a Revolução Francesa, cujo lema era Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Na Inglaterra acontecia a Revolução Industrial, surgiam as máquinas, as fábricas e a energia a vapor.

Portugal era um país pobre, com muitas dívidas, mas possuía uma colônia , o Brasil. Grande parte do ouro brasileiro ia para a Inglaterra, como o ouro estava acabando, o rei resolveu explorar mais ainda a região das minas. Tomou várias medidas que aumentaram a revolta da população, proibiu instalações de engenho, fechou fábricas de tecidos para que os negros trabalharem nas minas e proibiu o uso das estradas do interior para o litoral para evitar o contrabando.

Determinou que os impostos atrasados do quinto do ouro não poderia ser inferior a 1.500 kg de ouro por ano – a temida derrama- os soldados invadiam as propriedades as casas e pegavam tudo que  tinha valor.

Mineradores, poetas, escritores, coronéis, padres e outros populares se uniram para se rebelar no dia da derrama. Entre eles Joaquim José da Silva Xavier que era um dos participantes mais destacados do movimento. Viajava constantemente pela região na tentativa de conquistar mais adeptos para a causa que defendia

Jovens brasileiros que estudaram  na Europa sobretudo na universidade de Montpellier e Paris , regressavam empolgados pela maçonaria na Europa no sentido de assegurar os direitos que dignificam o homem, alguns desses jovens iniciado no Rito Francês foram Domingos Vidal Barbosa, José Joaquim de Maia e  José Alvares Maciel. Esses jovens iniciaram a maçonaria no Brasil.

José Álvares Maciel uniu-se aos conjurados entre eles Tiradentes, Cláudio Manoel da Costa, Thomaz Antonio Gonzaga , Inácio José de Alvarenga Peixoto, Domingos Abreu Vieira, Francisco Antônio de Oliveira Lopes, Luís Vaz de Toledo Piza, Francisco de Paula Freire de Andrade ,Salvador Carvalho do Amaral Gurgel, José Resende Costa, José Resende Costa Filho, Domingos Vidal Barbosa, Vicente Vieira da Mota, José Aires Gomes, João da Costa Rodrigues, Antonio de Oliveira Lopes,Victorino Gonçalves Veloso, João Dias Motta, Francisco José de Melo , Manoel da Costa Capanema , Faustino Soares de Araújo, José da Silva de Oliveira Rolim, Manuel Joaquim de Sá Pinto do Rego Fortes, Fernando José Ribeiro, José  Martins Borges

No livro a maçonaria e a inconfidência mineira de Arci Tenório D`Albuquerque afirma que a maior parte dos inconfidentes eram  maçons.

Vários historiadores maçons não aceitam os inconfidentes como maçons. Um fato histórico sem documento que comprove sua veracidade deixa de ser um fato para ser uma possibilidade ou, o que é uma invencionice que  de histórica não tem nada. Não se faz historia por ouvir dizer ou imaginando fatos. A 1º Loja Simbólica regular foi instalada em 1.801 cujo nome era Reunião, filiada ao Oriente da França. Alegam que nos autos da devassa que ocorreu na inconfidência mineira não consta em nenhum momento a presença da maçonaria. Não acharam nenhum livro ou ata que constassem que eles fossem maçons. Entre esses historiadores estão José Castellani, Raimundo Rodrigues, Frederico Guilherme Costa e outros. José Castellani escreveu o livro A Conjugação Mineira e a maçonaria que não houve.

No livro psicografado por Marilusa Moreira Vasconcelos , pelo espírito de Tomás Antonio Gonzaga, cujo título é Confidencias de um Inconfidente, narra-se a Inconfidência Mineira e que a maior parte dos inconfidentes eram maçons e que Tiradentes e Aleijadinho eram veneráveis. Como o livro foi psicografado os historiadores não podem aceitar isto como uma verdadeira prova. Mas caminhando pelos caminhos de Ouro Preto, na igreja, no museu e em Congonhas do Campo deparamos com várias obras de Aleijadinho com sinais maçônicos. Fomos até a Loja Maçônica que eles frequentavam, as cores são branca e azul. Situa-se num ponto alto e estratégico.  

No livro de Marilei Moreira Vasconcelos, cujo titulo é Aleijadinho Iconografia Maçônica, ela prova participação do Aleijadinho na Maçonaria. Eis alguns intens.:

*A  igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, tem o formato semi- circular simbolizando a abóboda celeste, o cosmo.
*A fachada é suportada por duas colunas (templo de Salomão , J e B).
 *A cruz em cima da igreja tem dois braços  ladeadas por duas romãs.
 *A cruz com dois braços lembra uma espada embainhada.
*As duas torres arredondadas lembram o chapéu mitraíco, usado pelo venerável.
*No alto da coluna há dois canhões onde pelos parece escorrer  água e mais dois canhões atrás formando uma cruz, formando os pontos cardeais.
*O canhão é o nome que se designa a taça ou o copo no banquete maçônico.
*A imagem de Nossa Senhora é circundada de 12 estrelas de 5 pontas e a lua crescente.
* Do lado esquerdo está o Pai eterno segurando com a mão esquerda o globo celeste e atrás de sua cabeça um triângulo vazado.
*Na abóbada um Anjo de asas abertas cercado por grupos de três anjinhos, formando um triângulo  num total de doze anjos.
* No lavabo no alto duas figuras de anjos de corpo inteiro virado para frente do observador , um segura a ampulheta e o outro a caveira.
* A baixo da figura de um anjo a um homem vendado.
* Os anjos de corpo inteiro em número de cinco forma pelas suas posições dois triângulos sendo o de cima com o vértice para baixo e o de baixo com o vértice para cima.
*  No forro o mestre Ataíde gravou o hinário maçônico.
* Na porta da Igreja de São Miguel das Almas , na parte superior assenta um nicho com São Miguel ele esta com os pés em ângulo de 90º graus.

Em Congonhas encontra-se as Capelas dos Passos.

  • São sete capelas, para ir de uma capela a outra seguindo a ordem exata , tem que caminhar em um zique zaque gigante idêntico o andar do mestre maçom.
  • São sessenta e seis figuras. Trinta e três de cada lado.
  • Jesus na capela do horto , esta com o  ombro direito desnudo , braço em ângulo de 90º .
  • Ataíde utiliza as cores vermelha , azul e branca , nas pinturas
  •  Na prisão , a figura de Jesus e de Pedro os pés descalços em posição a formar o ângulo de 90º
  • Com a cruz nas costa Jesus tem os pés em ângulo de 90º
  • Na crucificação, uma mulher está de joelhos seu pé direito e seu braço direito estão desnudos , o braço esquerdo está vestido e seu pé esquerdo calçado com uma bota.
  • Na igreja do Bom Jesus de Matozinho, o chão do adro, todo de pedra um gigantesco mosaico como da Loja.
  • Nessa igreja não pode filmar nem tirar fotos, vimos nas pinturas do mestre Ataíde , sinais de companheiro, pés em ângulo reto , o delta , etc.
  • Na frente da igreja estão os profetas, retratados com a fisionomia dos inconfidentes.
1- Isais – Joaquim José da Silva Xavier ( Tiradentes)
2 - Jeremias – Cláudio Manoel da Costa
3 - Baruc – Thomaz Antonio Gonsaga
4 - Ezequiel – Inácio  José de Alvarenga Peixoto
5 - Daniel – José Álvares Maciel
6 - Joel – Salvador Carvalho do Amaral Gurgel
7 - Jonas – Manoel Joaquim de Sá Pinto do  Rego  Forte
8 -  Amos –  Antonio Francisco Lisboa ( Aleijadinho)
9 -  Naum – Domingos Abreu Vieira
10 - Abdias – Francisco de Paula Freire
11 – Habacuc – Antonio Oliveira Lopes
12 - Oseias  - Domingos Vidal Barbosa

As duas primeiras estátuas Isaias ( Tiradentes) e Jeremias ( Cláudio Manoel da Costa) são diferentes das demais, pois representam  as duas colunas J e B. Os dois conjurados mortos no movimento inconfidente.
  • A posição de Ezequiel é o sinal da ordem. Mão direita ao nível da garganta, onde o braço quase na horizontal , o polegar esticado formação de um esquadro. O movimento é feito rapidamente. Sua cabeça está voltada pra o lado oposto da mão erguida , e o pescoço esticado , pronto para o movimento da mão sobre ele.
  • Oséias , calça botas , seus pés estão em posição de 90º , na mão direita traz uma pena , que repousa sobre o manto.
  • Daniel personagem figurado pelo orador , nas oficinas do grau 15º do Rito Escocês  em alusão ao profeta Rebeu.
  • Joel os pés estão em ângulo 90º.
  • Os desenhos nas túnicas e mantos dos profetas aparecem folhas de acácias , algumas letras como o M e o G .
Sabendo que o Aleijadinho fez vários trabalhos em outras cidades mineiras como  São João Del Rei , Mariana , Sabará etc. Talvez encontre em suas obras , símbolos maçônicos.

A finalidade desse trabalho foi para conhecer sobre a inconfidência mineira e a participação da maçonaria.

Para isso li os livros a vida de Aleijadinho, Tiradentes, confidencias de um inconfidente, Aleijadinho icnografia maçônica, de Mario a Tiradentes, A maçonaria e a Inconfidência Mineira e  Joaquina a filha de Tiradentes. Nesse livro o autor narra  que o escravo de Tiradentes,  levava dinheiro para a mãe de Joaquina a pedido de um fazendeiro, acredita-se que esse dinheiro seria uma ajuda dos irmãos da maçonaria.
Sabendo que a primeira Loja maçônica regular foi instalada em 1801, e que a inconfidência mineira se deu em 1.789, talvez por isso os inconfidentes não foram reconhecidos por estes historiadores.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo belo trabalho de pesquisa e esclarecimento sobre a vida dos inconfidentes. TFA

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